terça-feira, 21 de abril de 2009

"Em pleno século XXI, temos fome de quê?" - Tema da UPE de 2008


A UPE brinca com os feras mais nervosos, aqueles que mal lêem o tema, começam imediatamente a produzir seus textos; calma! É o que costumo pedir aos meus alunos quando estão diante da proposta de redação. Analisar rapidamente pode ser o primeiro passo para levar todo o esforço de um ano por água abaixo.

O tema de 2008 mexeu com um elemento da língua portuguesa que, muitas vezes, escapa ao domínio da gramática: a linguagem figurada. Liguagem figurada é quando usamos as palavras com outro sentido que não o consagrado pelo dicionário. Exemplo crasso disso são os provérbios e ditos populares. "Nenhum homem é uma ilha", nesta frase a palavra ilha não quer dizer uma porção de terra circundada de água, mas sim solidão. "Nenhum homem é uma ilha", quer dizer que nenhum homem poder vider sozinho.
Por isso, a temática da UPE exigia dos cadidatos uma atenção redobrada, pois o fera que falasse de comida estaria sujeito a levar ponto de corte na redação. Mas, enfim, a palavra fome quer dizer o que exatamente? No tema, fome está na linguagem figurada, logo equivale a necessidade, ou seja, traduzindo o tema teríamos: Em pleno século XXI, temos NECESSIDADE de quê?
Trara-se de um tema filosófico (que é muito comum na UPE). Mas, por que é uma tema filosófico? "Será que tenho que filosofar ou saber de filosofia?", poderiam perguntar alguns feras. Não! O tema filosófico indica que há uma grande possibilidade de assuntos a serem discutidos. Para o tema em questão, redações que falassem sobre justiça, igualdade social, condição de vida, educação..., estariam dentro da proposta.
O tema filosófico, muito diferente do que pensam alguns, é muito bom, pois evita a fulga do tema que conduz necessariamente ao ponto de corte. Os feras que irão fazer o vestibular da UPE neste ano de 2009, não devem se preocupar com o tema filosófico, já que ele possibilita maior liberdade e criatividade.

É isso, pessoal! Muito obrigado por sua leitura!

2 comentários:

D. Sales disse...

É essa proposta foi muito bem elaborada, porque me pegou mas me ajudou a prestar mais atenção. Gostei muito da esplicação.

aluno: Dilton Christian da escola Ginasio Pernambucano

PRECIOSO VERNÁCULO disse...

Fico feliz que essa explicação tenha lhe ajudado. Irei postar um comentário sobre o Tema do ENEM (da fatídica prova que vazou) logo. Um forte abraço!