quinta-feira, 11 de março de 2010

INTERTEXTUALIDADE

Esse é um cometário feito a partir do concurso público de Escada (2009), da prova de língua portuguesa.

Percebe-se que os cursos estão se diversificando, além de questões sobre conteúdo gramatical, hoje encontramos uma grande variedade de questões que versão sobre conteúdos lingüísticos, explorando assim, outros aspectos do estudo da linguagem. Portan
to, os candidatos não devem preocupar-se apenas em memorizar normas gramaticais, mas compreender que há elementos também observáveis que não serão encontrados na gramáticas.

Vamos reproduzir a questão número 13 da prova referida:


É possível reconhecer uma relação de intertextualidade no seguinte trecho do Texto 2:


A) “No Brasil, menos do que em outros países.”


B) “Há episódios históricos interessantes em relação aos palavrões.”

C) “O jornal vinha cheio de asteriscos.”

D) “Como sempre, a certeza aumenta quando uma regra é
violada.”

E) “Mas nem só de palavrão vive o tabu.”


O texto 2 escrito por Sírio Possenti, um renomado lingüista brasileiro, discutia os palavrões e seu caráter contraditória, já que apesar de serem controlados pela comunidade lingüística, também concerne a quem profere um certo status social. No entanto, a questão pergunta sobre quais as frases mantêm uma relação intertextual. E aponta a resposta correta como a letra E. Vamos primeiro nos perguntar: "O que é intertextualidade?"

Ler um texto é sempre ler vários textos ao mesmo tempo. Nenhuma leitura seria possível se não trabalhássemos com o princípio da intertextualidade, as palavras, frases, enunciados, períodos textos, já foram usadas, alguém já as pronunciara antes legitimando assim seu uso. Precisamos de uma base para gerar nossos próprios textos. Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia, em seu conhecido livro "A coerência textual", conceituam assim intertextualidade: "ocorre quando o produtor de um texo repete expressões, enunciados ou trechos de outros textos, ou então o estilo de determinado autor ou determinados tipos de discursos." (p. 75). Qual das frases da questão lembraria outra frase?

A letra E, quando o autor do texto diz: "Mas nem só de palavrão vive o tabu.", lembra-nos outro ditado popular, "Mas nem só de pão vive o homem".


Uma banda de rock nacional, chamada Pitty lançou um CD intitulado: "Admirável Chip Novo"; era uma intertextualidade, o título original pertencia a um livro de um autor chamado Aldous Huxley, "Admirável Mundo Novo". No ano de 2004, uma das redações da FUVEST trazia no título: "Admirável Mundo Digital".
Percebe-se que a intertextualidade está presente no dia-a-dia, mas escapa ao conteúdo gramatical. Sem intertextualidade seria impossível, por exemplo, falar. A nossa fala está invadida por vários outros falares. Sabemos como saudar uma pessoa que encontramos na rua, ou perguntar as horas a um estranho, porque vimos e ouvimos alguém fazê-lo antes de nós e somos capazes que reproduzir o que foi apreendido.

É isso! Um forte abraço!

Para fazer o download da prova do Concurso de Escada - 2009 basta clicar no link abaixo:


Nenhum comentário: