sábado, 27 de março de 2010

REFLEXÕES SOBRE O GOVERNO LULA


"Pode ser até que chegue ao poder (uma liderança revolucionária que não seja dialógica com as massas), mas temos nossas dúvidas em torno da revolução mesma que resulta deste quefazer antidialógico." (Pg.144)


"Se são levas ao processo como seres ambíguos, metade elas mesmas, metado o opressor 'hospedado' nelas, e se chegam ao poder vivendo esta ambigüidade que a situação de opressão lhes impõe, terão, a nosso ver, simples impressão de que chegaram ao poder." (Pg.144)

"A verdadeira revolução, cedo ou tarde, tem de inaugurar o diálogo corajoso com as massas. Sua legitimidade está no diálogo com elas, não no engodo na mentira. Não pode temer as massas, a sua expressividade, a sua participação efetiva no poder. Não pode negá-las. Não pode deixar de pretar-lhes conta. De falar de seus acertos, de seus erros, de seus equívocos, de suas dificuldades." (Pg. 145)"Daí que o populismo se constitua, como estilo de ação política, exatamente quando se instala o processo de emersão das massas em que elas passam a reinvidicar sua participação, mesmo que ingenuamente." (Pg. 170)


"O lider populista, que emerge neste processo, é também um ser ambíguo. Precisamente porque fica entre as massas e as oligarquias dominantes, ele é como se fosse um ser anfíbio. Vive na 'terra' e na 'água'. Seu estar entre oligarquias dominadoras e massas lhe deixa marcas das duas."
Enquanto populista, porém, na medida em que simplesmente manipula em lugar de lutar pela verdadeira oraganização popular, este tipo de líder em pouco ou quase nada serve a revolução." (Pg. 170)
"É interessante observar a dramaticidade com que Vargas falou às massas obreiras, num primeiro de maio de sua última etapade governo, conclamando-as a unir-se." (Pg. 171)

Dicurso de Lula:

Aprofundamos nossos programas sociais, especialmente os de transferência de renda. Aumentamos os salários acima da inflação. Estimulamos, por meio de medidas fiscais, o consumo para impedir que se detivesse a roda da economia. (…)

Mas não tenho a ilusão de que poderemos resolver nossos problemas sozinhos, apenas no espaço nacional. A economia mundial é interdependente. Estamos todos obrigados a atuar além de nossas fronteiras. Por isso, é imprescindível refundar a ordem econômica mundial."

Discurso de Vargas:

"Quero dizer-vos, todavia, que a obra gigantesca de renovação, que meu governo está começando a empreender, não poder ser levada a bom termo sem o apoio dos trabalhadores e sua cooperação cotidiana e decidida."

"Enquanto a ação do líder se mantém no domínio das forças paternalistas e sua extensão assistencialista, pode haver divergências acidentais entre ele e grupos oligárquicos feridos em seus interesses, dificilmente, porém, diferenças profundas." (Pg.172)



"É que estas formas assistencialistas, como instrumento da manipulação, servem à conquista. Funcionam como anestésico. Distraem as massas populares quanto à solução concreta destas problemas. Fracionam as massas populares em grupos de induvíduos com a esperança de receber mais." (Pg. 172)

As citações paginadas foram extraídas do livro de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido. Esse livro foi escrito na década de 70.

Qualquer semelhança com as imagens é apenas mera coincidência!

Nenhum comentário: